Nome de Utilizador
Senha de Acesso
Oncologia CUF

Linfoma de Hodgkin

O linfoma é um termo genérico para classificar os cancros que se desenvolvem nos linfócitos e consequentemente, nos orgão do sistema linfático. Esta doença assemelha-se a um cancro na medida em que o mecanismo da sua formação é equivalente.

No seu estado normal, os linfócitos crescem e dividem-se em novas células, que são formadas à medida que vão sendo necessárias, este processo chama-se regeneração celular. Quando as células normais envelhecem ou são danificadas, morrem naturalmente. Quando as células perdem este mecanismo de controlo e sofrem alterações no seu genoma (DNA), tornam-se células de cancro, que não morrem quando envelhecem ou se danificam, e produzem novas células que não são necessárias de forma descontrolada, resultando na formação de um cancro. Estes linfócitos anormais, também denominados de células Reed-Sternberg não cumprem a sua função de proteção contra infeções e outras doenças.

Se no caso do linfoma de não hodgkin as células de origem deste cancro inequivocamente são os linfócitos, no caso do linfoma de hodgkin a origem não é tão clara.

Inicialmente, quando o linfoma de Hodgkin foi descrito, pensava-se que as células de Reed-Sternberg eram as suas células de origem. Hoje em dia considera-se que devem estar presentes na biopsia ao gânglio linfático, mas podem não ser necessariamente estas as células que o originaram.

Uma vez que os linfócitos circulam por todo o organismo, as células anómalas podem ter origem em qualquer zona do sistema linfático e podem afetar várias partes do organismo, embora a sua disseminação aconteça habitualmente de forma sequencial afetando o conjunto de gânglios imediatamente seguintes.

A esta condição clínica em que a doença afeta de forma generalizada o organismo, dá-se o nome de doença sistémica.

O linfoma de Hodgkin é uma doença que aparece mais frequentemente em adultos jovens com gânglios aumentados de volume no pescoço, no tórax ou em outros locais. A doença de Hodgkin também pode aparecer em idosos. Este linfoma também se pode chamar doença de Hodgkin, isto porque este tipo de linfoma é um cancro que tem geralmente bom prognóstico. Esta doença pode ser curada se detetada numa fase precoce.